luzlivre

O menino Caio – abraço na direção do amor

In Uncategorized on janeiro 17, 2012 at 5:14 pm

De: http://humpiscar.wordpress.com

17 17UTC janeiro 17UTC 2012 por camiladeoliveirajor

Fotos: Heder Sousa

Num post que fiz em novembro no blog Humpiscar escrevi um texto chamado Diário: Da tentativa de um assalto ao assunto capoeirahttp://humpiscar.wordpress.com/2011/11/24/da-tentativa-de-um-assalto-ao-assunto-capoeira/ .
No texto relato a situação vivida por mim e minha amiga do blog Apropriação da Luz, Paula Ribas, ao sermos abordadas por um garoto de aproximadamente 12 anos, com intenção de assalto. Mas como toda história pode ter um final feliz, essa história teve um início de uma história feliz.

Neste final de semana estive no evento do “Churrascão da gente diferenciada na Cracolândia”, realizado por mais de 40 movimentos sociais, contra as barbaridades que nosso representantes políticos promoveram aos dependentes químicos, moradores e quem vive no centro de São Paulo. E no local, quem pude encontrar? O menino Caio, personagem da minha história “Da tentativa de um assalto ao assunto capoeira”.

Quando percebi sua presença, meu coração apertou, pude perceber o quanto ele estava feliz e se sentido como um rei no local. Além do churrasco oferecido as pessoas, havia muita gente, muitas brincadeiras, músicas e o mais importante, um pouco de amor e atenção. Algo inesperado para alguém perdido e distante da realidade.

Naquele momento, o menino Caio me viu e fui praticamente agarrada por ele, um grande abraço quem nem eu esperava. Não sei se houve a lembrança do fato que vivemos ou se a carência o fez reagir assim. Enfim, o que importou naquele instante foi o afeto trocado.

Não posso negar, fiquei surpresa e ao mesmo tempo emocionada. Ali compreendi que somos todos iguais e se as vezes nos perdemos ou falhamos é porque buscamos o amor e não sabemos como. Questões como estas nos ensinam a se aproximar da realidade sem julgar ou ferir o próximo. Se um simples abraço fez mudar o meu dia e a do menino Caio, que assim seja em todas outras situações de amor.

Nesta história poderia pensar em buscar meios e formas de ajudar este único menino, mas para mim seria egoísmo, sendo que milhares de outros estão na mesma situação. Por isso faço da minha luta social algo mais amplo, onde possamos juntos a quem quiser buscar caminhos e meios para que estes irmãos saiam da ilusão.

Agradeço ao Heder Sousa que registrou estas fotos no momento exato.

Camila de Oliveira

Deixe um comentário

